Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Veja cinco clipes internacionais que foram gravados no Brasil

    Assista os vídeos que têm o Brasil como cenário

    Há 3 anos da Redação

    Smiley letras

    U2 letrasO U2 assim como Snoop Dogg usou a Escadaria Selarón de cenário para clipes






































    U2 - Walk On
    Quando veio ao Brasil pela primeira vez em 1998 o U2 literalmente parou o Rio de Janeiro. O número de pessoas tentando chegar ao autódromo de Jacarapaguá para o show extrapolou e muito as previsões das autoridades. Some a isso o fato do show ter sido num dia de semana e o resultado foram carros abandonados no meio da rua e muita gente chegando atrasada para o show.
    Como forma de se desculpar pelos transtornos em 2000 a banda incluiu a cidade entre as escolhidas para receber a turnê promocional de All That You Can Leave Behind. Em novembro daquele ano a banda fez um pocket show para o Fantástico e aproveitou para usar a cidade de locação para o vídeo de Walk On.




    Snoop Dogg - Beautiful

    Claro que era só uma questão de tempo até os rappers descobrirem que o Rio de Janeiro era uma ótima locação para seus clipes. Afinal que outra cidade no mundo tem melhor clima se o assunto é praia, mulheres em micro biquinis e muita malandragem?
    Snoop Dogg, e não existe rapper mais malaco que ele, se ligou rapidinho que a cidade renderia um belo cenário para um vídeo e fez Beautiful no Rio. A primeira cena é divertidíssima com um garoto correndo pelas vielas de um morro para entregar o telefone para o americano que posa de rei da favela.
    Além dos cartões postais da cidade o vídeos mostra a Escadaria Selarón criada pelo chileno Jorge Selarón.




    Michael Jackson They Don't Care About Us
    Em 1995 Michael Jackson achou que o Brasil daria um bom cenário para o vídeo de They Don't Care About Us, uma música que falava sobre problemas sociais e o descaso dos governantes para com os menos favorecidos. O diretor Spike Lee foi contratado e veio na frente para armar os contatos. Na época muita polêmica rolou. Lee falou disse ter feito acordo com os chefes do tráfico para poder filmar no morro e políticos reclamaram que o clipe não passrai uma boa imagem nossa mundo afora. Além das cenas no Rio, que aconteceram sem maiores traumas, a equipe também rodou no Pelourinho em Salvador. O que poucos sabem é que o vídeo tem duas versões. No clipe que os americanos viram o Brasil mal aparece.




    Will I Am - I Got It From My Mama
    Will I Am o líder dos Black Eyed Peas está entre os maiores fãs do Brasil em toda música pop. O astro não se cansa de vir para cá sempre que pode, já arriscando umas palavras em português, declarando em programas de televisão que é fã da nossa feijoada e do açaí e se mostrando interessado em comprar uma casa por aqui. I Got It From My Mama foi o single lançado para puxar seu terceiro disco solo, o primeiro após o estouro do BEP. Ainda assim o single não chegou a emplacá-lo como astro solo, não indo além do 31° lugar na parada americana. Já o clipe filmado no Rio de Janeiro usa e abusa dos clichês: clima praiano, mulheres em biquinis minúsculos, caipirnhas à beira mar e mais umas cenas em boates.




    Paul Simon - The Obvious Child
    Antes de Michael Jackson Paul Simon já havia descoberto a Bahia e o som do Olodum. Simon sempre foi um dos grandes interessados na música de outras partes do mundo, sendo um dos primeiros (senão o primeiro) astros do pop a gravar um reggae. Nos anos 80 ele tornou a música africana em todo mundo e em 1990 tentou fazer o mesmo com os rítmos brasileiros. O grande hit do álbum foi The Obvious Child que tem o rítmo marcado pelo Olodum (vale ler a biografia do produtor Phil Ramone contando como Paul conheceu a banda e decidiu gravar com eles) e um clipe filmado na ladeira do Pelourinho. Apesar de não ter feito muito sucesso como single, o disco resultante (The Rhythm of the Saints) chegou ao quarto lugar das paradas
    Comente