Michael Stipe se demonstrou a prova de que com persistência se consegue o que quer, mesmo sem muito conhecimento no início.

O vocalista do R.E.M. declarou que durante os quatro primeiros anos da banda ele não sabia praticamente nada sobre criar música, nem mesmo a diferença entre a guitarra e o baixo.

Ele revelou à BBC: "Eu não conhecia o processo de gravação. Na verdade, somente no nosso segundo álbum 'Reckoning' que eu percebi a diferença entre o baixo e a guitarra.

Eu não sabia qual dos dois fazia qual som. Eu sabia que o baixo tinha quatro cordas porque sabia contar, mas não sabia que o instrumento fazia as notas graves. Este era o nível de ignorância que eu tinha em relação a música."

O R.E.M. só chegou ao sucesso em 1987 com a faixa The One I Love do quinto disco da banda 'Document' e Michael revelou que eles não tinham nenhuma pretensão de sucesso ou fama na época.

"Nós não sabíamos o que queríamos. Nós éramos a banda que não tinha nenhuma meta. O fato de a gente criar discos e sair em turnê parecia uma grande aventura."

E com isso já se vão mais de 30 anos de uma carreira ativa e bem sucedida, a exemplo do último álbum "Collapse Into Now", o décimo quinto do R.E.M. que você pode conferir aqui no Vagalume.