Queen - São Paulo, Morumbi 1981
O primeiro megashow que o Brasil viu e até hoje motivo de orgulho para quem foi. O Queen lotou por duas noites o Morumbi nos dias 27 e 28 de março e reuniu a sua maior plateia até então. Para os brasileiros foi a chance de lavar a lama e cantar a plenos pulmões Love Of My Life, e Bohemian Rhapsody (ou "Rapsódia Boêmia como anunciou Freddie Mercury). Essa última fazia as pessoas preguntaram como eles fariam a "sequência da ópera" ao vivo. Para certa decepção de alguns a banda usou uma fita pré-gravada nesse trecho.
O Queen voltaria ao Brasil em 1985 para o primeiro Rock in Rio para mais dois shows também antológicos.



Paul McCartney - Rio de Janeiro, Maracanã 1990
O que acontece quando um ex-Beatle finalmente toca no Brasil? Histeria naturalmente. A primeira vinda de Paul McCartney ao país rendeu dois shows no Maracanã. O primeiro quase teve que ser adiado após a chuva violenta que desabou na cidade maravilhosa. O segundo juntou 184 mil pessoas para cantar, dançar ou chorar (geralmente tudo isso junto) e entrou para o Guinness Book como maior público pagante de todos os tempos.
Macca voltou ao Brasil em 1993 para tocar em São Paulo e Curitiba e, naturalmente, no ano passado para mais shows inesquecíveis em Porto Alegre e São Paulo. Os cariocas finalmente poderão (re)vê-lo no dia 22 de maio.



Nirvana - São Paulo, Morumbi e Rio, Praça da Apotesose 1993
Os dois shows que o Nirvana fez no Hollywood Rock são polêmicos. Dave Grohl já disse que o show paulistano foi provavelmente o pior de toda carreira da banda. É verdade que ele rolou em clima de ensaio, com muitas paradas, desafinações, trocas de instrumentos para covers bizarras e o tradicional quebra quebra. No Rio Kurt Cobain cuspiu nas câmeras e exibiu seu, hmm, peru em rede nacional (a Globo não cortou nada, diga-se). Mas quando tudo deu certo a banda presenteou os fãs com um show inesquecível e nos deu aquela rara sensação de estarmos vendo uma banda que vai entrar para a história no auge. No final esse é daqueles shows em que quem foi conta com orgulho.



Michael Jackson - São Paulo - Morumbi 1993
Michael Jackson veio ao Brasil nos anos 70 quando ainda cantava com seus irmãos, mas em outubro de 1993 a coisa foi bem diferente, afinal entre uma data e outra ele já havia se tornado a maior estrela pop da história. Suas únicas apresentações como solista no Brasil fizeram parte da Dangerous Tour. MJ fez dois shows lotados no estádio do Morumbi e deu ao público boa parte do que ele queria ouvir, já que inacreditavelmente Beat It ficou de fora assim como outros hits como Don't Stop 'Til You Get Enough.
No mês seguinte Madonna viria ao Brasil pela primeira vez com muita gente tendo de escolher entre os dois shows. Quem ficou com MJ hoje deve comemorar a escolha.



Rolling Stones - São Paulo, Pacaembu, Rio de Janeiro Maracanã 1995
Foram décadas de espera, mas em 1995 os Rolling Stones vieram ao Brasil com a Voodoo Lounge Tour. Resultado? A provável primeira vez em que se viu uma corrida desenfreada por ingressos meses antes do evento (acreditem, houve uma época em que você podia esperar um mês ou mais para comprar ingresso para o U2 por R$50,00). Os dois shows paulistanos no Morumbi viraram três no Pacaembu além dos dois programados para o Maracanã.
No primeiro dia em São Paulo uma chuva violenta quase acabou com tudo. Como por milagre ela cessou assim que a banda subiu ao palco e desfilou clássicos, músicas novas e obscuridades.