Há exatos 36 anos o planeta tomou conhecimento do ABBA. No dia 06 de abril de 1974 o quarteto sueco venceu o Eurovision com Waterloo e deu início a escalada que os levaria a se tornar uma das bandas mais populares da história.

Ainda assim é bom lembrar que a sorte do grupo poderia ter sido bem diferente. Apesar da grande audiência que atrai o Eurovision, um concurso de canções onde cada país europeu indica uma concorrente, não dá lá muita credibilidade aos seus vencedores. Tanto é que logo após vencerem o programa o grupo passou por dificuldades com lançamentos subsequentes não perturbando os lugares mais altos das paradas e shows com pouco público ou sendo cancelados.

Mas o talento para compor música pop de Björn e Benny e o carisma das cantoras Agnetha e Anna-Frid acabou por derrubar primeiro os preconceitos do grande público e, mais tarde, da crítica.

O ABBA se separou em 1982, mas a música do grupo segue viva e atual graças ao grande número de covers, de festas embaladas ao som de Dancing Queen e o musical Mamma Mia.

Mas tudo isso só foi possível após a revelação do grupo no Eurovision. Veja aqui o vídeo: