A psicodelia, ou "manifestação da alma", é um tema que desperta curiosidade desde meados do século passado. Tanto intelectuais quanto artistas vêm explorando o tema à sua maneira; os primeiros tentam entendê-lo, os últimos cuidam de expressá-lo sem limites ou barreiras, deixando a imaginação rolar solta na música e nas imagens.

Rihanna
Na Playlist Clipes Psicodélicos, o Vagalume reuniu as produções cujas imagens ultrapassam qualquer limite da imaginação e usam e abusam de cores, luzes e efeitos especiais.

Abrimos a playlist com Rude Boy, da Rihanna. A caribenha não economiza no rebolado, nas cores vivas e nas formas geométricas que flutuam pelo cenário.

Logo em seguida, Bruno Mars e Damian Marley, filho de Bob Marley, se unem em uma viagem que personifica muito bem o assunto da música (veja a letra e a tradução de Liquor Store Blues (feat. Damian Marley)).

Já Elly Jackson, da dupla La Roux, consegue distorcer a noção de dimensão com coisas minúsculas e gigantes interagindo em um cenário também colorido.

DivulgaçãoRed Hot Chili Peppers letras
Depois, os caras do Stone Temple Pilots caem em um espiral branco e preto enquanto os do Red Hot Chili Peppers se misturam a imagens que vão se formando e se transformando sem parar.

Mesmo tratando de um tema relativamente novo, a Playlist Clipes Psicodélicos não podia deixar de contar com Lucy In The Sky With Diamonds, dos Beatles. O clipe do quarteto fantástico pode ter lá seus 40 anos de idade, mas já apresenta uma jogada de cores estilo Andy Warhol e elementos que piscam na tela, levando a imaginação do espectador a um mundo bem longe daqui.

Viaje nos Clipes Psicodélicos abaixo selecionados pelo Vagalume. É só clicar e ouvir!

Letras de música