O recém-lançado clipe de All Of The Lights (feat. Rihanna, Kid Cudi), de Kanye West com as participações de Rihanna e Kid Cudi, teve um pedido de remoção aceito pelo canal de vídeos online Youtube.

A entidade britânica Epilepsy Action, diz que o clipe pode causar convulsões em pessoas que sofrem de epilepsia fotossensível, por conta do excesso de imagens com luzes piscantes.

Segundo a organização não-governamental, cerca de 456.000 pessoas sofrem de epilepsia na Grã-Bretanha. Deste número, 5% possuem a epilepsia fotossensível, condição que faz com que seus portadores sejam facilmente afetados quando submetidos a flashes de luz. Em casos extremos as convulsões causadas pela doença podem gerar danos físicos graves e até mesmo fatais.

A Epilepsy Action submeteu o vídeo a um teste feito por pesquisadores da Cambridge Research Systems, que avaliaram através de um aparelho específico os riscos que as imagens poderiam causar aos epiléticos. Na última quarta-feira o resultado do teste foi emitido, concluindo que a velocidade das luzes nas imagens podem causar convulsões.

Um porta voz da entidade divulgou um comunicado dizendo: "Nós estamos profundamente preocupados com a possibilidade do vídeo ser nocivo aos pacientes com epilepsia fotossensível".

Desde então, o clipe está fora do Youtube e foi substituído pela mensagem de que "o vídeo não está mais disponível".

Até o momento, nem os representantes de Kanye West ou do site emitiram nenhum comunicado sobre a decisão.

Veja letras e traduções de Kanye West no Vagalume.