A colombiana Shakira está envolvida em um processo judicial, sendo acusada de não ter dado os devidos créditos à um dos colaboradores do hit Loca.

Nejo, da dupla porto-riquenha de reggaeton Nejo & Dálmata, teria colaborado na letra e emprestado sua voz à música, porém seu nome não consta nos créditos do álbum Sale El Sol. No lugar estão o dominicano El Cata e Pitbull como produtor.

Segundo a agência de notícias EFE, o cantor teria recebido somente 10% sobre os direitos autorais da versão em espanhol e 5% da versão em inglês. Nejo acredita que o valor mínimo justo seria de 20%.

"Não é justo, eu preciso que eles me reconheçam e que me dêem o meu lugar de direito" declarou.

Ele ainda disse: "Estou furioso, eles usaram minha parte na música, meus versos, minha voz e o remix que fiz com Dálmata. Cata me roubou, porque ele ficou quieto só pra tirar todo o meu dinheiro. Apesar dele (Cata) ter escrito a canção original, ele sabe que a Shakira se apaixonou pelos meus versos.

Eles nomearam a canção como 'Shakira featuring Cata' e somente deram os agradecimentos à mim e ao Dálmata no encarte do Cd. Deveria constar como 'Shakira featuring Nejo'".

Esta não é a primeira vez que Shakira está envolvida em um processo desse tipo. Waka Waka (This Time For Africa), hit que se tornou a música-tema da copa de 2010, teria em sua composição um trecho de uma música de Wilfrido Vargas. Outra canção, Hips Don't Lie (feat. Wyclef Jean) também sofreu acusações de ter o refrão de uma canção de Jerry Rivera. Ambas as acusações foram indeferidas.

Até o momento, nem a cantora ou sua equipe se manifestaram sobre a acusação de Nejo.

Veja letras, traduções e mais de Shakira no Vagalume.