Há exatos 30 anos o Duran Duran estava lançando seu primeiro compacto, Planet Earth. Há 30 anos a música pop ficou mais futurista. Apesar de ser vista com certo descaso pela imprensa inglesa, a verdade é que o Duran Duran foi a face mais acessível do pós-punk e foram eles que abriram os olhos de milhares de jovens no início dos já longínquos anos 80 para novas possibilidades visuais, sonoras e musicais.

A música é ainda hoje uma das melhores da banda com seu refrão forte e baixo pulsante. Mais importante ainda foi o fato dela vir acompanhada de um video-clipe razoavelmente bem produzido, ainda que simples perto do que eles vieram a fazer depois. Antes do Duran Duran quase todas experiências com vídeos envolviam a banda tocando e não muito mais que isso. O grupo preferiu usar essa nova ferramenta com mais criatividade fazendo de quase tudo. Mini-filmes de aventura, erotismo "chique", locações exóticas... poucas bandas foram tão pioneiras quanto eles.

Por conta disso o grupo se tornou um dos favoritos de um novo canla que surgia nos EUA ao mesmo tempo, a MTV. Como a emissora não tinha muitos clipes disponíveis para passar, as músicas do Duran Duran (e de outros artistas ingleses) acabavam tocando sem parar e mostrando que agora não seriam só as rádios que ditariam o gosto musical das pessoas.

Planet Earth foi incluída no primeiro disco do grupo lançado em junho de 1981. Na Inglaterra ele pegou de imediato. Nos EUA eles precisaram esperar até Rio, o disco seguinte, para estourar, mas o estouro foi gigantesco, com direito a milhões de discos vendidos, shows em arenas e estádios e histeria coletiva das garotas por Simon le Bon, Nick Rhodes e Andy, Roger e John Taylor (não, não são irmãos ou parentes).

Com o sucesso vieram os (para rimar) excessos. Brigas, megalomania, drogas discos inferiores, projetos paralelos, debandada de integrantes e o grupo virou apenas mais um em um longo cenário que eles mesmos tinham ajudado a desbravar.

O Duran Duran segue na ativa e hoje conta com quase todos seus integrantes originais novamente e são vistos com muito carinho pela nova geração mesmo que o grande público não ligue muito.

Seu mais recente álbum "All You Need is Now" que sairá em março (mas já está disponível em formato digital) foi produzido por Mark Ronson. O anterior Red Carpet Massacre teve as mãos de Timbaland e Justin Timberlake.

Confira o vídeo de Planet Earth e fique de olho na nossa sessão de notícias durante o fim de semana quando lembraremos de mais discos que ajudaram a fazer de 1981 o ano mais futurista de toda a história do pop.