O mundo da música pop é feito de grandes feitos, milhões de dólares, shows incríveis e muita ilusão. Quer dizer eles gostam de fazer a gente pensar que é só isso, mas no fundo a coisa não é bem assim. Mesmo o caminho do sucesso e fortuna podem ser espinhosos. Hoje lembramos de cinco grupos que podem até ter alcançado o grande sucesso, mas que sofreram bastante ou por conta desse sucesso ou pelo mais puro e imprevisíevl azar mesmo. Os discos escolhidos são os mais representativos de cada grupo e deveriam ser os primeiros a serem ouvidos pelos curiosos que ainda não o conhecem.

Derek And The Dominos
Derek And The Dominos Layla and Other Assorted Love Songs
Layla and Other Assorted Love Songs - Derek and the Dominoes - 1970 - Esse grupo formado por Eric Clapton pode ter gravado esse disco que é um dos maiores clássicos do rock (daqui saiu a imortal Layla) mas o preço a ser pago foi bastante alto. Apenas o tecladista Bobby Whitlock escapou ileso da história. Se Clapton conseguiu domar seus demônios e se livrar do pesado vício em drogas que quase o amtou, o mesmo não pode ser dito do baixista Carl Radle que morreu em 1980 após anos de abusos químicos e muito menos do baterista Jim Gorodn que após anos demosntrando problemas mentais terminou por matar a própria mãe em 1983 (ele continua internado até hoje). A tragédia também se abateu sobre o guitarrista convidado Duanne Allman morto em um acidente em 1971. Mais sobre isso daqui a pouco.

Badfinger
Badfinger Straight Up
Straight Up - Badfinger - 1971 - Imagine ser contratado pelo selo dos Beatles, emplacar sucessos, vender bem e escrever uma das músicas mais famosas do mundo (Without You, a mesma que fez as fortunas de Nilsson e Mariah Carey). Aí se veja no meio de um processo judiciário complicado, ver as vendas despencarem e ter todo seu dinheiro confiscado. Foi isso o que aconteceu com essa grande banda. O primeiro a acusar o tranco foi o guitarrista Pete Ham que em desespero se enforcou em 1975. O baixista Tom Evans assustadoramente se matou da mesma forma em 1983 após discutir com o guitarrista Joey Molland. O baterista Mike Gibbins morreu enquanto dormia em 2005. Molland ainda usa o nome do grupo, para o horror dos familiares dos membros mortos. Ele falou em 2008 com o Vagalume. Vale a pena ler.

The Allman Brothers Band
The Allman Brothers Band Live At the Fillmore East
Live At the Fillmore East - The Allman Brothers Band - 1971 - Ao lado do Lynyrd Skynyrd os Allman Brothers foram os reis do "Southern Rock". o rock feito no sul dos EUA marcado pela influência da música de raíz e por um espírito estilo "orgulho de ser americano". Assim como o Skynyrd o grupo também foi marcado pela tragédia. O guitarrista Duanne Allman, um dos mais promissores do mundo naquele momento e sobre o qual já falamos lá no começo, morreu em um acidente de moto qautro dias após esse clássisco álbum ao vivo ganhar um disco de ouro. Em mais uma coincidência mórbida, o baixista Berry Oakley morreu da mesma forma e praticamente no mesmo lugar um ano depois. A história do grupo ainda conta com um empresário indo para a cadeia ao ser delatado pelo vocalista Greg Allman e o casamento deste com Cher o que também não deixa de ser trágico.

Lynyrd Skynyrd
Lynyrd Skynyrd (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)
Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd - Lynyrd Skynyrd - 1973 O grupo famoso por Free Bird e Sweet Home Alabama é marcado pela tragédia. A maior delas aconteceu em outubro de 1977 quando o avião que levava a banda caiu matando dois membros (Ronnie Van Zant e Steve Gaines mais a irmã deste Cassie Gaines que fazia backing vocals) e ferindo gravemente os outros integrantes. A história está longe de acabar. Desde então baterista Artimus Pyle foi preso por abusar de suas filhas de 4 e 8 anos e o guitarrista Allen Collins sofreu um acidente que o deixou paralítico (ele morreu em 1990). Outros quatro músicos que integraram a banda em suas encarnações posteriores também morreram de causas diversas. Já a banda que foi reformada em 1987 (com o irmão de Ronnie Johnnie Van Zant nos vocais) não morre. Eles lançaram um novo álbum em 2009.

Def Leppard
Def Leppard Pyromania
Pyromania - Def Leppard - 1983 - Uma das primeiras bandas a tirarem proveito de uma novidade chamada MTV, o Def Leppard logo deixou seus colegas de New Wave of British Heavy Metal comendo poeira em relação às vendas (Pyromania vendeu 10 milhões de cópias nos EUA e Hysteria o disco seguinte duas vezes isso). Ainda assim o percurso da banda foi bastante tortuoso. Uma piada diz que o grupo sempre se dá mal ao tentar fazer a coisa certa. Por exemplo, eles mandaram embora o guitarrista Pete Willis por conta de seu alccolismo. Willis hoje é um empresário na área imobiliária. Já o guitarrista Steve Clark ficou na banda e morreu aos 30 anos estava morto pelo excesso de álcool. O baterista Ricky Allen também usou o cinto de segurança quando foi dar um passeio. Seu carro bateu e seu braço foi decepado pelo cinto (ele segue na banda usando um kit adaptado).