Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    5 discos: Clássicos do Pop/Rock Australiano

    Saiba mais sobre cinco grandes nomes que vieram da terra dos cangurus

    Há 4 anos da Redação

    Desde os anos 60 que a Austrália tem um cenário rock dos mais interessantes. Entre bandas legítimas e "importadas" (como os Bee Gees que nasceram na Inglaterra mas foram criados e formaram a banda por lá) o novíssimo continente já nos deu grandes artistas entre nomes populares, cults e os que ficaram restritos ao país. Aqui lembramos cinco deles, mas essa é uma lista que poderia seguir em frente com Easybeats, Radio Birdman, The Saints, Go-Betweens, The Triffids, The Church, Men at Work, Hoodoo Gurus...

    AC/DC letrasHighway to Hell
    Highway to Hell - AC/DC - 1979 - Após criar uma sólida base de fãs pela Europa em 1979, havia chegado a hora dos irmãos Malcom e Angus Young finalmente invadirem a América. Para isso eles capricharam ainda mais nos riffs e nas letras sacanas e trocaram de produtor. No lugar de Harry Vanda e George Young (esse o irmão mais velho dos dois líderes) entrou "Mutt" Lange (que no futuro ajudaria a fazer a fortuna de Def Leppard, The Cars e Shania Twain. Os resultados foram mais que animadores e a banda começou a crescer. Tudo ia bem até o vocalista Bon Scott morrer vítima de seus próprios excessos aos 33 anos. Que a banda tenha seguido e feito seu maior sucesso, "Back in Black" logo em seguida é a prova maior do talento e persevarança deles.

    Crowded House letrasRecurring Dream: the Very Best of
    Recurring Dream: the Very Best of Crowded House - 1996 - Se os Beatles não tivessem acabado é provavel que nos anos 80 eles fossem soar como o Crowded House - um grupo maduro, adulto, com som agradável, bem produzido e com um pezinho de leve no brega, mas não a ponto de desandar a receita. O grupo de Neil Finn surgiu no meio dos anos 80 após o fim do seu antigo grupo, o Split Enz e estourou logo de cara com o hit Don't Dream It's Over. Nos anos seguintes eles perderam terreno na América mas ganharam na Europa enquanto na Austrália ganhavam estatus de divindade. Em 1996 após quatro belos discos eles fizeram seu último show para uma multidão em frente à Casa de Ópera de Sydney. Essa coletânea mostra o melhor do grupo, que voltou à ativa em 2006 e já lançou mais dois álbuns.

    Midnight Oil letrasDiesel and Dust
    Diesel and Dust - Midnight Oil - 1987 - Um livro recém-publicado aponta esse como o melhor álbum já lançado por uma banda australiana. Polêmicas á parte a escolha é justificada, afinal o Oil apesar de ter feito sucesso no resto do mundo (houve um tempo em que se acreditava que eles seriam um grupo realmente gigantesco) jamais abandonou seu país natal e nunca deixou de cantar sobre e para o seu povo. Politizado, eles eram liderados pelo gigante careca Peter Garrett, um dos raros artistas que deixaram a retórica de lado e foi efetivamente fazer algo - desde 2004 ele é deputado. Diesel and Dust" foi o sexto álbum do grupo, que fazia uma mistura de hard rock setentista com pegada punk e elementos pop, e o trabalho que os tornou conhecidos fora da Austrália. Daqui saíram sucessos como Beds Are Burning, Put Down That Weapon e The Dead Heart.

    Nick Cave & The Bad Seeds letrasThe Boatman's Call
    The Boatman's Call Nick Cave & the Bad Seeds - Apesar de australiano na certidão, Cave sempre foi meio nômade, já tendo vivido na Inglaterra, Alemanha e até em São Paulo - ele tocou por aqui em 1989 e acabou fisgado por uma brasileira. No ano seguinte ele voltou para gravar um disco e se casou. "The Boatman's Call" foi o décimo álbum de sua carreira solo - antes ele fez parte do anárquico Birthday Party - e é um dos grandes discos de fossa já feitos. Aqui o cantor destila sua tristeza pelo fim de seu casamento e também do romance que engatou logo depois com PJ Harvey. O resultado foi um álbum solene, triste e belo. Uma das faixas do disco People Ain't No Good entrou na trilha de "Shrek". Como era de se imaginar ela toca no momento mais triste e depressivo do filme. Cave continua gravando e toda sua obra merece uma investigada.

    The Avalanches letrasSince I Left You
    Since I Left You - The Avalanches - 2000 - A Austrália além de pop e rock também deu ao mundo um dos mais criativos discos de música eletrônica já feitos. O Avalanches é um coletivo de dj's com um talento inacredtiável para reconfigurar, através de samplers e edições sonoras, centenas de trechos de canções já existentes e transformá-las algo novo, coeso e inédito. O grupo conseguiu até a proeza de conseguir autorização para usar um sample de Madonna nesse seu álbum de estreia. Obviamente a criação do CD não foi nada fácil - para não falar na trabalheira que deve ter sido conseguir a liberação de todos aqueless samples. Hoje, dez anos depois, ainda aguarda-se o segundo disco do grupo que gosta de manter certo mistério sobre suas atividades.
    Comente