Foram divulgados hoje os 12 pré-selecionados para entrar ano que vem no Rock 'n' Roll Hall of Fame. Serão cinco os nomes escolhidos. Apesar do rock em seu nome, o Hall da Fama na verdade é aberto para artistas de todas vertentes do pop (ano passado ABBA e Jimmy Cliff foram nomeados. A cerimônia acontecerá em março do ano que vem. Veja aqui quais são os indicados:

Alice Cooper - Pioneiro no rock horror e em chocar a audiência com seus truques, Cooper teve seu auge no início dos anos 70 época de clássicos como School's Out e do disco "Killer".

Beastie Boys - Começaram no hardcore, mas fizerma história ao se tornar o primeiro grupo branco a fazer rap. Com o tempo ficaram mais politizados e se tornaram extremamente influentes, não só como banda.

Bon Jovi (foto) - Além dos milhões de discos vendidos ajudou a tornar o hard rock em uma verdadeira mania nos anos 80, especialmente entre as garotas que tinham certa resistência ao gênero.

Chic - O grupo de Nile Rodgers e Bernie Edwards provou que nem toda Disco Music era descartável. São deles hits como e Good Times

Neil Diamond - O baladeiro rei do kitsch também escreveu grandes canções gravadas por ele e outros artistas ( I'm A Believer foi hit com os

Monkees e Elvis Presley gravou Sweet Caroline.

Donovan - "O Bob Dylan inglês" encontrou seu som na metade dos anos 60 ao mergulhar na psicodelia.

Dr. John - Grande nome vindo de New Orleans que juntou blues, funk, soul, rock e vudu numa mistura pra lá de original.

J. Geils Band - Fizerma muito sucesso com seu rock cru nos EUA dos anos 70. No resto do mundo emplacaram em 82 com Centerfold.

LL Cool J - Outro pioneiro do rap que segue gravando. Seu primeiro disco, o importante "Radio", saiu quando ele tinha apenas 16 anos.

Darlene Love - Uma das vozes favoritas do produtor Phil Spector. Gravou singles inesquecíveis com as

Crystals além do grande clássico natalino Christmas (Baby Please Come Home).

Laura Nyro - Pouco conhecida, a cantora lançou uma célebre trilogia de discos no fim dos anos 60/começo dos 70. Fazia um som introspectivo e sofisticado. Suas canções tiveram mais sorte ao serem regravadas por nomes como Three Dog Night. Morreu em 1997 vítima de câncer com apenas 50 anos.

Donna Summer - A rainha da Disco Music lançou uma série de grandes singles gravados sob a batuta do produtor Giorgio Moroder que até hoje arrebentam nas pistas.

Joe Tex - O soulman fez sucesso nos anos 60 ecostumava falar no meio de suas músicas. A isso ele chamou "rap".

Tom Waits - Com sua voz ultra-rouca e seu som inclassificável ele se tornou um dos nomes mais respeitados pela crítica e por outros músicos e conta com um público fiel em todo o mundo.
·
Chuck Willis - Outro pioneiro. Willis morreu em 1958 mas deixou sua marca com seus singles de rhythm and blues, C. C. Rider