O Vagalume, site colaborativo especializado em música e entretenimento, divulga hoje uma nova ferramenta que mede diariamente a popularidade de artistas nacionais e internacionais no público jovem brasileiro.
Vagalume

Foram analisados os dados de acessos desde 2003, pouco depois do lançamento do site (em 2002), um total de 5 bilhões de acessos representando bem o desejo musical do público jovem brasileiro. Os dados são atualizados diariamente e publicados na nova ferramenta.

O site recebe mais de 13 milhões de visitantes que navegam aproximadamente em mais de 300 milhões de páginas todos os meses. O público do site é, na maioria, jovem entre 12 e 25 anos (98% do Brasil).

O cálculo é feito considerando os acessos proporcionais do site diariamente, sendo assim, a evolução da popularidade tem uma medição mais confiável para determinar o sucesso ou decadência de um artista. Para apresentar a analise automática de dados, foram utilizados cálculos estatísticos.

Alguns dados muito interessantes aparecem na análise dos dados:

A artista Claudia Leitte está, praticamente, em sua melhor fase da carreira atingindo 50 pontos de popularidade. O pico foi no início de 2009. Hoje, sua música de sucesso é Famo$a (Billionaire), inspirada na música Billionaire (feat. Bruno Mars) de Travie Mccoy, que estourou agora em Agosto.

Outro exemplo interessante é a evolução de popularidade de Michael Jackson, que depois da sua morte atingiu 537 pontos, ficando em primeiro lugar no site em Julho de 2009.

Bandas nacionais do momento como Restart, Luan Santana e Jorge e Mateus também mostram uma visível evolução e é possível saber quando o público já começa a não ter o mesmo interesse.

Qual é o público da nova ferramenta do Vagalume?

A diretora de conteúdo Ana Letícia Torres acredita que "assessores de imprensa agora tem uma ferramenta nacional que pode mostrar um resultado rápido da receptividade do público".

"Os dados, obviamente, só são válidos para o público nacional", diz Daniel Lafraia diretor técnico do site, "mas acreditamos que as gravadoras também vão poder avaliar como um artista internacional atinge o público brasileiro", completa.

O Vagalume tem um papel importante no lançamento de novos sucessos no Brasil, diariamente a home do site recebe quase 1 milhão de acessos de usuários que querem conhecer novas músicas. Com a nova ferramenta, é possível identificar mais rapidamente também quando novas músicas começam a ter interesse do público.

Sobre o Vagalume

O Vagalume é um site colaborativo especializado em música e entretenimento, disponível na Internet desde 2002, que tem como missão ditar tendências para o público jovem. A página apresenta conteúdo relevante a internautas e bandas cadastradas, que podem incluir no site conteúdo informativo aos fãs. Além do famoso e eclético acervo de letras, traduções e cifras, o Vagalume tem também o ranking Top100 e a nova ferramenta de popularidade que está disponível no link da página de todos os artistas do site.