Hoje encerramos mais uma etapa da nossa série especiais sobre os discos mais marcantes da história do pop. Para fechar a década de 80 lembramos hoje de cinco grandes discos de música negra, que viveu um grande momento naquele período. lembramos então de Michael Jackson e Prince dois nomes fundamentais para se entender o que foram aqueles anos e relembramos três nomes que marcaram os primeiros anos do Rap.
Semana que será a vez de lembrarmos de algumas das melhores coletâneas já lançadas antes de seguirmos em frente rumo aos anos 90.

Michael Jackson
Michael Jackson Thriller
Thriller - Michael Jackson - 1982 - Será que ainda resta algo a ser dito sobre esse álbum? Todo mundo já deve saber que ele é o álbum mais vendido de todos os tempos, que foi metciulosamente produzido e que o repertório foi montado de foma a agradar a todos os públicos ao misturar soul, pop, rock, funk, baladas e música adulta. Também todos sabem que os clipes superproduzidos feitos para algumas faixas do álbum ajudaram a quebrar as barreiras raciais na MTV que deixava os artistas negros em segundo plano. São tantos recordes e adjetivos que muitas vezes a gente se esquece da música. Apesar da saturação, afinal essas canções que já tocavam sem parar desde os anos 80, foram ainda mais executadas após a morte inesperada do cantor, sempre bom revisitar "Thriller" e (re)descobrir os motivos que o tornaram esse verdadeiro monumento.

Prince
Prince Purple Rain
Purple Rain - Prince - Não é exagero dizer que Prince praticamente criou a moderna música negra. "Purple Rain" foi o sexto disco de uma carreira que já tinha alguns pontos altos como "Dirty Mind" e "1999" e foi a trilha do filme homônimo que quase não foi feito. Quando ele enfim saiu explodiu, ajudou a alavancar as vendas da trilha e ainda levou um Oscar de trilha sonora original. Prince fez pelo menos mais um disco irretocável - Sign O' The Times de 1987 - e inúmeras canções brilhantes, mas o excesso de lançamentos (já são 35 álbuns, muitos duplos ou mesmo triplos) acabou confundindo e/ou saturando o público e hoje em dia o artista fala apenas ao seu grupo fiel de fãs do que ao público em geral. Importante também é saber que foi graças a esse disco que hoje em dia os cds americanos vêm com aquele selo de "conteúdo impróprio".

Run DMC
Run DMC Raising Hell
Raising Hell - Run DMC - 1986 - A maior revolução sonora dos anos 80 foram o rap e o hip-hop. Um estilo que, para fazer uso do clichê, "abalou as estruturas". Os pioneiros como Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash já haviam deixado sua marca, mas quem realmente mostrou que esse ia ser o som dominante dali pra frente foi o Run DMC e seu segundo disco. Representante do chamado "hip-hop old school", quando se era possível samplear quem bem se entendesse sem problemas, esse foi o primeiro grande sucesso do gênero tendo chegado ao top 5 americano. O responsável pelo sucesso foi Walk This Way (feat. Aerosmith), a cover do Aerosmith gravada em parceria com a banda - que começou a sua reabilitação exatamente aí. O disco ainda levou o grupo à capa da "Rolling Stone" e a conseguir um pioneiro patrocínio da Adidas. Uma grande vitória para uma gênero ainda visto com desconfiança.

Public Enemy
Public Enemy It Takes A Nation of Millions...
It Takes a Nation of Millions... - Public Enemy - 1988 - O Run DMC pode ter feito mais sucesso com seu jeito mais bem humorado e malandro, mas influente mesmo foi o Public Enemy. Bem mais raivosos, radicais e polêmicos, eles não estavam para brincadeira, apesar de contarem com o brincalhão Flavor Flav entre seus integrantes. Ao invés de samplearem riffs mais conhecidos ou se juntarem à bandas mais conhecidas, o PE enchia os seus discos com muito ruído e preferia se juntar com o pessoal do heavy-metal mais radical. Os temas focavam em injustiças sociais e nos problemas do negro americano. Numa época em que o rock se mostrava numa fase mais instrospectiva, o grupo causou sensação por apostar na rebeldia. Nas listas de "melhores álbuns da história" esse quase sempre é o disco de rap mais bem colocado.

De La Soul
De La Soul 3 Feet High and Rising
3 Feet high and Rising - De La Soul 1989 - Esse foi um dos últimos suspiros de paz e amor no mundo do rap que logo seria tomado pelo gangsta. Com esse disco o De La Soul mostrou que era possível ser original usando apenas trechos de antigas gravações. Nisso também ele fecha um ciclo, já que os Turtles não gostaram de ver uma de suas músicas sampleada e processou a banda, mudando assim todo o panorama do hip-hop - desde então é preciso conseguir a autorização dos autores previamente para o uso de suas músicas. O trio fazia um rap hippongo com muito bom humor e tornou esse disco de estreia em um dos mais falados da época. é uma pena que a tal "Era da Margarida" que eles profetizavam não se concretizou e o grupo hoje segue à margem apesar de serem muito respeitados e participar de projetos como o Gorillaz.

Não deixe de conferir também as partes 1 e 2 com os discos que marcaram os Anos 80.