O Dia Mundial do Rock é celebrado no dia 13 de julho porque nesse dia em 1985 músicos de todo o mundo se juntaram na realização do Live Aid, um concerto gigantesco ocorrido na Inglaterra e nos Estados Unidos com o objetivo de angariar fundos para as vítimas da fome na África. O festival juntou um grande número de estrelas de décadas passadas (Paul McCartney, David Bowie, Elton John), nomes que estavam com tudo no momento (Madonna, The Cars, Dire Straits) e ficou marcado pela apresentação do Queen, num show que já foi eleito o melhor ocorrido na Inglaterra e por ter apresentado o U2 ao planeta.
O Vagalume marca a data com quatro playlists que funcionam como um cursinho rápido sobre a matéria. Aqui um pouco sobre o que você pode ouvir em cada uma delas.

Rock 'n' Roll - Anos 50 & 60
Elvis Presley
Elvis Presley Elvis Presley (Foto: Divulgação)
Aqui você ouve os primórdios e a era de consolidação do rock. Nos anos 50 lembramos dos grandes pioneiros responsáveis por cruzarem a música negra e branca que deu origem ao gênero. Chuck Berry, Little Richard, Bo Diddley e Gene Vincent e Jerry Lee Lewis respondem pelo lado mais rasgante e selvagem. Enquanto Buddy Holly e os Everly Brorthers mostram que o rock podia se juntar ao pop com grandes resultados. Lembramos também de Neil Sedaka e de Frankie Valli que fizeram sucesso entre o fim da era de ouro do rock e a chegada dos Beatles e não nos esquecemos da herança da música negra, aqui representados pelos Isley Brothers e Ray Charles. Ah sim, também lembramos daquele rapaz nascido em Tupelo no Mississipi sem o qual nada disso estaria sendo escrito. Elvis Presley é claro.
Bob Dylan
Bob Dylan Bob Dylan


A década de 60 vem representada pelos medalhões: The Beatles, The Rolling Stones, Jimi Hendrix, Bob Dylan e outros que dispensam apresentações. Mas também temos surpresas como o ótimo The Zombies, os Monkees a primeira banda a sofrer a ira dos roqueiros radicais por não tocarem seus instrumentos de verdade - eles na verdade faziam o papel do grupo no seriado mas acabaram virando um grupo "de verdade - e mais o folk de Simon and Garfunkel e a psicodelia californiana do Jefferson Airplane.

Rock 'n' Roll - Anos 70 & 80
Pink Floyd
Pink Floyd Pink Floyd (Foto: Divulgação)
Os anos de dúvidas, consolidações e esquizofrenia são contados através dessa playlist que junta grandes nomes do classic rock. Aqui se pode ouvir Led Zeppelin, o Derek and the Dominoes de Eric Clapton, faixas da fase mais roqueira de The Who, Rolling Stones e outros nomes fundamentais como os de Janis Joplin e David Bowie.
Lembramos também dos grupos que arrebentaram nas paradas americanas como o Lynyrd Skynyrd, o Gran Funk Railroad - esses chegaram a lotar o Shea Stadium com mais rapidez que os Beatles, e o Boston.
O rock progressivo é representado por Genesis, Pink Floyd e também pelo Rush (que também agrada aos fãs de heavy metal e hard rock) enquanto Bruce Springsteen e Tom Petty representam a volta do rock mais básico que marcou o fim da década. Obviamente nãos nos esquecemos dos punks com Ramones e Sex Pistols e com Dire Straits e The Police mostramos duas bandas que davam mostra de como seria o som dos anos 80 - não a toa ambas se tornaram artistas mega. Amarrando tudo isso está Neil Young e a imortal My My, Hey Hey (Out of the blue) e, claro, o Kiss com Rock And Roll All Nite.

U2 letrasU2
Essa playlist é a mais pesada de todas com AC/DC, Judas Priest, Motorhead e Iron Maiden marcando o começo da década. Trazemos também os grupos que popularizaram o thrash metal a partir de 1986 como o Metallica e Slayer. Os Beastie Boys comparecem com seu cruzamento de metal com hip-hop e não nos esquecemos dos mais sensíveis que podem curtir os Smiths e Jesus and Mary Chain. Ainda temos alguns clássicos da era de ouro do vídeo-clipe - Talking Heads, Pretenders, Van Halen e o ZZ Top que após anos de carreira se tornou gigante . Para completar alguns nomes menos conhecidos mas importantes como os irlandeses dos Waterboys - criadores do termo "big music", os Dexy's Midnight Runners e o powerpop dos Romantics. Pixies, Sonic Youth e Husker Dü foram três grupos que influenciaram muitos que vieram na década seguinte e além e como não poderia deixar de ser, também lembramos de U2 e R.E.M..

Rock 'n' Roll - Anos 90 & 00
Nirvana
Nirvana Nirvana
Aqui você pode ouvir o grunge de Nirvana e Pearl Jam, o britpop de Oasis e Blur, o som funkeado dos Red Hot Chilli Peppers, a rebeldia pop de Alanis Morrissette além do Radiohead que marcou a década de 90 como poucos. Além desses lembramos de bandas como LIVE e Stone Temple Pilots e nomes que continuaram a toda na década seguinte como os Guns 'n Roses e, mais uma vez, U2 e R.E.M..
Os anos recentes são representados por Strokes, Queens of The Stone Age, Kings of Leon, System of a Down e outros que mantém o rock em movimento.

Rock 'n' Roll Nacional
Legião Urbana
Legião Urbana Legião Urbana (Foto: Site Oficial/Marcelo Bonfá)
Para encerrar criamos uma playlist com alguns dos maiores nomes do rock brasileiro começando lá nos primórdios com Celly Campello, passando pela jovem guarda de Roberto Carlos e Erasmo Carlos e seguindo pelos anos 60 (Mutantes) e 70 com os Novos Baianos.
Ira!, Titãs, Legião Urbana e outros representam os anos 80, enquanto Rappa, Raimundos Skank e Planet Hemp fazem o mesmo pelos 90. Não deixamos de fora nem os grupos mais pesados Sepultura e Ratos de Porão nem tampouco os mais amenos, caso dos novíssimos Cine e Restart.
Esperamos que vocês curtam bastante a nossa seleção. Para todos vocês um feliz dia do rock.

» Crie você também playlists no Meu Vagalume.