1 - As imagens que aparecem no clipe de One é do filme "Johnny Vai à Guerra" dirigido por Dalton Trumbo. Lançado em 1971 ele é tido como um dos filmes mais depressivos e desesperadores já feitos.

2 - A cantora que faz os backing vocals em The Memory Remains é Marianne Faithful. Marianne foi namorada de Mick Jagger (e de outros Rolling Stones), teve sérios problemas com drogas nos anos 70 e é também uma atriz e cantora cultuada e querida. Tom Waits, PJ Harvey, Beck e Damon Albarn do Blur também trabalharam com ela recentemente.

3 - O Metallica foi a primeira banda de thrash metal a sair na capa do NME. Foi em 1987. O semanário britânico, que raramente abre espaço para o estilo, chamou a atenção para o novo metal e destacava também Slayer, Anthrax e Megadeth (o chamado "quarteto fantástico" do thrash). Já a cobiçada capa da Rolling Stone eles só conseguiram em 1991 no auge do sucesso com o "Black Album".

Metallica
Metallica O guitarrista e vocalista James Hetfield durante show no Morumbi (Foto: M. Rossi)


4 - Todos membros da banda são bastante ecléticos. Em uma eleição de melhores da última década, o baterista Lars Ulrich escolheu "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" dos Arctic Monkeys como seu disco favorito e Moment Of Surrender do U2 como música. Mais surpreendente foi saber que ele adora Get The Party Started da Pink. O guitarrista Kirk Hammet por sua vez é fanático pelo Radiohead, que para ele foram os autores do melhor disco (Kid A) e música da década

5 - Os discos da banda demoraram a sair no Brasil. Apesar disso eles já eram bastante conceituados entre os bangers brasileiros que ouviam a banda em fitas cassete ou discos importados. Foi quando as lojas daqui começaram a vender uma versão em vinil de "Ride the lightning", o segundo do grupo, com com uma capa azul xerocada pra lá de suspeita. Os discos "legítimos" só começaram a sair em edição nacional em 1987.