Listas, o que seria dos fãs de cultura pop sem elas? Quem adora lê-las, e depois ficar discutindo seus acertos e erros, tem mais uma para se divertir. O site do New Musical Express divulgou os seus cinquenta filmes favoritos sobre o mundo da música.

Na relação final teve espaço para todo tipo de obras: documentários como Gimme Shelter com os Rolling Stones, biografias de músicos ( Johnny e June), gravações de shows (Stop Making Sense com os Talking Heads), obras de ficção sobre o mundo do rock (Quase Famosos) e outros que mesmo sem tratarem diretamente do mundo da música são puro rock 'n roll (Pulp Fiction).

O top 5 ficou assim:

5 - Some Kind of Monster de 2004, que mostra as crises pelas quais o Metallixa passou enquanto gravava o disco "St. Anger".
4 - Quase Famosos de 2000, onde o diretor Cameron Crowe relembra em forma de ficçãoa época em que ele com apenas 15 anos se tornou repórter da Rolling Stone.
3- Control, de 2008, um filme pesado que conta a biografia do vocalista do Joy Division, Ian Curtis, que se matou em 1980 aos 23 anos.
2 - Anvil - The Story of Anvil, do ano passado, e que ainda não passou por aqui nos cinemas. Um documentário sobre o Anvil, banda de heavy-metal que teve certa projeção no início dos anos 80 e que ainda segue em frente mesmo com todas adversidades.
1 - A Festa Nunca Termina de 2002, conta a história da gravadora Factory e de boa parte do rock feito em Manchester entre o fim dos anos 70 e o início dos 90. Joy Division, New Order e os Happy Mondays são os principais enfocados.