Vagalume
Depois de um 2009 repleto de lançamentos, que tal começarmos 2010 com o pé direito?

Reunimos aqui os lançamentos mais esperados e outros que chegam sem fazer muito barulho, mas que merecem nossa atenção.

O cenário Pop foi marcado pela presença da cantora Ke$ha, que depois de balançar as pistas de todo o mundo com o hit "Tik Tok", lançou seu primeiro álbum.

Entre os lançamentos de Rock, destaque para o grupo nova iorquino Vampire Weekend que conquistou público e crítica em uma tacada só com "Contra".

Mas, o mês de janeiro também foi marcado por grandes estrelas cantando juntas por um objetivo em comum: ajudar o Haiti, atingido por um terremoto que matou milhares de pessoas e deixou muitas outras sem nada. Essa reunião de estrelas está presente no Hope For Haiti Now.

Portanto, não perca nosso especial com os grandes lançamentos de janeiro!

Ke$ha - "Animal"

Kesha
Kesha Animal
Ke$ha virou um fenômeno das pistas e das rádios no final do ano passado, quando explodiu com a dançante "Tik Tok".

Seu primeiro disco, "Animal", com certeza é o grande lançamento Pop de janeiro. O disco não poderia ser melhor produzido: Lukasz "Dr.Luke" Gottwald já tinha experiência com nomes de grande sucesso como Britney Spears, Katy Perry e Kelly Clarkson.

Ke$ha chegou ao sucesso depois de muito trabalho. Seu início de carreira foi como backing vocal de Britney Spears e Miley Cyrus.

Para quem não lembra, a cantora também fez uma participação mais do que especial em um dos hits do rapper Flo Rida, "Right Round (feat. Kesha)".

Vampire Weekend - "Contra"

Vampire Weekend
Vampire Weekend Contra
Uma das bandas mais festejadas pela crítica nos últimos anos, os nova iorquinos do Vampire Weekend passaram com folga o teste do segundo disco.

Além de conseguir conquistar os críticos mais uma vez, o grupo conquistou de vez o público com seu indie rock.

Não é à toa que o quarteto desbancou Ke$ha e Susan Boyle da parada de discos da Billboard. Outro marco de "Contra" foi ser o 12º disco independente na história a chegar ao topo da Billboard 200.

O Vagalume mostrou primeiro para você, "Cousins", primeiro single do disco que foi nosso "Vídeo em Destaque".

Quem procura a sonoridade do primeiro álbum do grupo, com certeza vai curtir "Holiday".

Hope For Haiti Now - "Hope For Haiti Now"

Hope For Haiti Now (Disco Beneficente)
Hope For Haiti Now (Disco Beneficente) Hope For Haiti Now
O projeto "Hope For Haiti Now" reuniu uma verdadeira constelação de artista em prol da população do Haiti, país atingido por um terremoto que pode ter matado quase 200 mil pessoas.

O teleton virou um disco digital, que acabou como o mais vendido em sua semana de estreia, nos Estados Unidos.

Também, não foi difícil contando com as presenças de Justin Timberlake, Taylor Swift, Madonna, Coldplay, entre outros.

Entre os destaque, vale citar a reunião de Bono e The Edge, do U2, com o rapper Jay-Z e Rihanna, em "Stranded (haiti Mon Amour)".

Fazem parte do álbum regravações de clássicos, como "I'll Stand by You" - Shakira - e "Hallelujah (feat. Charlie Sexton)", de Justin Timberlake.

Corinne Bailey Rae - "The Sea"

Corinne Bailey Rae
Corinne Bailey Rae The Sea
Depois do sucesso com seu álbum de estreia, em 2006, Corinne Bailey Rae experimentou um dos momentos mais difíceis de sua vida em 2008: seu marido foi encontrado morto em um flat, em Londres.

Não é à toa que os temas do novo disco, "The Sea", sejam tristes como é o caso do primeiro single "I'd do It All Again", que também ganhou um videoclipe.

A própria cantora já disse em entrevistas que algumas das canções de seu novo álbum são muito pessoais. É o caso da faixa de abertura "Are You Here", que quase não foi lançada por ser muito íntima.

Porém, as baladas são deixadas de lado em alguns momentos mais felizes do disco, fazendo-nos lembrar de canções como "Put Your Records On". É o caso da suingada "Closer", que traz todo o talento de Corinne, uma das cantoras britânicas mais talentosas de sua geração.

Kanye West - "VH1 Storytellers"

Kanye West
Kanye West VH1 Storytellers
O ano de 2009 definitivamente não foi de Kanye West. O episódio envolvendo a cantora Taylor Swift no Video Music Awards da MTV americana deixou o cantor em baixa.

Sendo assim, nada como começar o ano com um lançamento, certo? Mesmo que não seja um projeto com material novo, o rapper trouxe aos fãs um ótimo apanhado de sua carreira neste "VH1 Storytellers".

A gravação intimista traz toda a força de Kanye West ao vivo, como em canções de seu mais recente álbum "808s & Heartbreak". Esses são os casos de "Say You Will" e "Amazing".

Esse disco também é uma ótima oportunidade para quem não conhece o trabalho de Kanye, com a apresentação de alguns de seus sucessos, como "Good Life (feat. T-Pain)", "Stronger" e "Heartless".

The Lostprophets - "The Betrayed"

Lostprophets
Lostprophets The Betrayed
Naturais do País de Gales, os integrantes do The Lostprophets enfrentaram muitos atrasos até o lançamento de "The Betrayed", quarto disco de estúdio do grupo.

O grupo tinha planos de lançar rapidamente um sucessor para "Liberation Transmission", disco de 2006. Porém, problemas com gravadora impediram que o grupo iniciasse as gravações deste novo trabalho, que só começaram no final de 2008.

A banda começou a divulgação do novo disco com o single de "It's Not The End Of The World But I Can See It From Here".

O Vagalume mostrou para você, com exclusividade, o segundo single deste trabalho: "Where We Belong".

Never Shout Never - "What Is Love"

Never Shout Never
Never Shout Never What Is Love
Never Shout Never é nome do projeto composto pelo jovem cantor Christofer Ingle, de apenas 18 anos de idade.

Ele segue a linha de artistas como Dashboard Confessional e Secondhand Serenade, com canções acústicas sobre relacionamentos.

"What Is Love?" é o primeiro álbum do Never Shout Never, depois de cinco EPs lançados.

A carreira de Ingle começou pela internet e se intensificou com o uso do Myspace como ferramenta para divulgar suas músicas. "The Yippee EP" (2008) foi quando o cantor começou a fazer sucesso pra valer, principalmente, com a canção "Big City dreams".

O disco foi produzido por Butch Walker, conhecido por trabalhar nos discos mais recentes de Weezer, All Time Low e também da diva Pop Katy Perry.

Oar - "Rain Or Shine"

O.A.R.
O.A.R. Rain Or Shine
O grupo norte americano Oar atingiu o sucesso com a balada "Shattered", em 2008.

Porém, o grupo já tinha um público cativo há muito tempo, o que, portanto, não impediu o grupo de lançar um disco ao vivo, com suas principais músicas.

O Oar reuniu em 4 CD's, o melhor de dois dias de shows, gravados em Chicago, em junho do ano passado.

Neste disco é possível ver como o repertório do grupo é variado, como músicas mais animadas como "City On Down" e "That Was a Crazy Game Of Poker", além das canções mais românticas, como "Love And Memories".

Em entrevista para o Vagalume, Marc Roberge, vocalista do grupo, disse que pretende trazer essa energia do Oar em cima do palco para o Brasil e América do Sul, futuramente.

All Time Low - "MTV Unplugged"

All Time Low
All Time Low MTV Unplugged
O quarteto de Baltimore (Estados Unidos) trouxe aos fãs uma versão desplugada de seus principais hits pop punk.

O All Time Low é o responsável pela estreia da franquia MTV Unplugged, em 2010.

O lançamento traz 6 músicas com os principais sucessos do grupo. Estão lá "Damned If I do Ya (damned If I Don't)" e "Dear Maria, Count Me In", por exemplo.

O grupo ainda toca outra faixa de seu último lançamento de estúdio, "Nothing Personal": "Weightless".

A apresentação gravada em Nova Iorque também guarda uma surpresa para os fãs do grupo: a participação especial de Kate Voegele na canção "Remembering Sunday".

Ok Go - "Of The Blue Colour Of The Sky"

OK Go
OK Go Of The Blue Colour Of The Sky
O quarteto Ok Go traz um rock alternativo com muitas influências. Liderado pelo vocalista Damian Kulash, o grupo ficou mais conhecido em 2007, quando levou o Grammy de videoclipe da canção "Here It Goes Again".

Em seu novo trabalho, "The Blue Color Of The Sky", a banda parece experimentar mais, deixando o Rock com pegada Pop um pouco de lado e apostando em ritmos mais suingados, como Funk e Disco.

Um dos destaques deste novo trabalho é a balada "Back From Kathmandu", um dos singles de trabalho ao lado de "Wtf?".

Para quem viu o nome do Ok Go e ficou com a impressão de já ter ouvido falar, o grupo fez parte da trilha sonora de "Lua Nova", segundo filme da Saga Crepúsculo.

Motion City Soundtrack - "My Dinosaur Life"

Motion City Soundtrack
Motion City Soundtrack My Dinosaur Life
Para os fãs de bandas como Blink 182 e Fall Out Boy, indicamos uma das principais estreias do mês de janeiro: o grupo Motion City Soundtrack.

O álbum "My Dinosaur Life" foi considerado pela crítica como um dos melhores lançamentos do gênero.

O grupo contou com a participação de Mark Hoppus, baixista e vocalista do Blink 182, na produção. Ele revelou que a banda tinha o desejo de introduzir elementos mais experimentais nesse novo trabalho.

O primeiro single foi "Disappear", que teve um videoclipe gravado.

Mas, também foram lançadas outras canções do álbum, como "Her Words Destroyed My Planet" e "A Lifeless Ordinary (need A Little Help)".

Lady Antebellum - "Need You Now"

Lady A
Lady A Need You Now
Um dos novos nomes do country norte-americano, o trio Lady Antebellum teve a responsabilidade de manter ou mesmo superar o sucesso de seu álbum de estreia, que obteve disco de platina.

Para quem não conhece, o grupo é formado por Charles Kelley (vocais), Haillary Scott (vocais) e Dave Haywood (guitarra e piano). Charles, por sinal, é irmão do cantor de Pop e Rock, Josh Kelley.

"Need You Now", o álbum, começou com o pé direito. O primeiro single é a faixa título, que foi a música de mais sucesso do grupo nas paradas norte-americanas.

Junto com o lançamento do álbum, o trio lançou sua segunda música de trabalho: "American Honey".

Omarion - "Ollusion"

Omarion
Omarion Ollusion
Ex-integrante do grupo B2K, que fez muito sucesso com a música "Girlfriend", Omarion lança seu terceiro disco solo, "Ollusion".

A faixa que abre o disco é também o primeiro single de trabalho: "I Get It In" é uma parceria com o rapper Gucci Mane.

Junto com o lançamento do disco, Omarion lançou outro single de divulgação de "Ollusion". A faixa escolhida foi "Speeding".

Para o cantor, "Ollusion" é sua obra de arte e esta é uma ótima oportunidade para ele voltar de vez as paradas. Para isso, o cantor contou com a produção de Tank, responsável por um dos sucessos de seu primeiro álbum, "".

Katharine Mcphee - "Unbroken"

Katharine McPhee
Katharine McPhee Unbroken
Mais um nome revelado pelo programa "American Idol", Katharine Mcphee lançou seu segundo álbum em janeiro, com diferenças em relação ao seu trabalho de estreia.

Conforme a própria cantora, "Unbroken" é um disco mais orgânico e adulto.

Katharine Mcphee também esteve mais envolvida no processo de composição desta vez. Enquanto no primeiro CD ele é co-autora de três canções, em "Unbroken" ela compôs seis das 13 faixas.

O primeiro single foi lançado no ano passado. "Had It All" traz Katharine com um novo visual (agora loira) e com um Pop Rock na medida certa para tocar nas rádios e canais de música.

Ringo Starr - "Y Not"

Ringo Starr
Ringo Starr Y Not
O ex-Beatle Ringo Starr continua gravando a pleno vapor. Depois de dois anos de seu último álbum, Ringo traz "Y Not", disco com participações mais do que especiais.

Para começar, nada mais nada menos que seu ex-companheiro de banda Paul McCartney. Além de tocar baixo em uma das faixas, Paul canto ao lado de Ringo a balada "Walk With You".

Outras participações são dignas de nota, casos do cantor Ben Harper e da inglesa Joss Stone, que além de compor, canta ao lado de Ringo a faixa "Who's Your Daddy".

Curiosidade: com "Y Not", Ringo Starr chegou ao 58º lugar do ranking de discos da Billboard e teve seu melhor desempenho nas paradas norte-americanas, desde os anos 70.

Charlotte Gainsbourg - "IRM"

Charlotte Gainsbourg
Charlotte Gainsbourg IRM
Para os amantes da voz feminina, o Vagalume destaca aqui mais um nome internacional, digno de destaque: Charlotte Gainsbourg.

Nascida em Londres e criada em Paris, a atriz e cantora tem um repertório em francês e inglês. Seu álbum já é um dos mais festejados pela crítica especializada, tendo a produção do cantor Beck.

O primeiro single de trabalho é "Heaven Can Wait", um dueto com o norte-americano. O clipe desta música foi considerado um dos melhores de 2009.

Outro destaque do álbum "Irm" é a faixa "Le Chat Du Café Des Artistes", cantada em francês e que mostra toda a delicadeza da voz de Charlotte.