Fuse

Fotos

Divulgação (10 FOTOS)
ESTAÇÕES
ARTISTAS RELACIONADOS

Fuse, Fusível, Fusão, Inspector Mórbido, vários nomes para este MC natural de Ramalde - Porto (Portugal). È Mc e actualmente também produtor, num grupo de 5 elementos, os Dealema.

Teve o seu inicio em 93 com as suas primeiras rimas, em 94 fez a sua primeira maquete e formou um grupo com o nome "Fullashit" com Expião, com um estilo completamente diferente, com musicas mais cômicas, ainda chegaram a fazer umas maquetes e enviaram para a Antena 3, que lhes cimentou a vontade. Tempo em que os meios eram escassos e não se tinha a quem pedir umas dicas.

As suas primeiras influencias foram várias desde Public Enemy a Ice Cube entre outros tantos principalmente atracção por aqueles com estilos mais pesados, apesar de nunca se sentir influenciado o suficiente ao ponto de os copiar ou venerar. A única coisa que usava das músicas deles era os seus instrumentais, devido a na época não haver material para produzir, desenrascando-se de alguma forma.

Como tantos outros MC?s, foi com instrumentais alheios e um gravador de cassetes, que Fuse começou a dar os primeiros passos na música. ?Quando ouvia uma música em que apanhava um bocado de instrumental sem voz, usava dois decks de cassetes e fazia loops. Na altura eu chamava-lhe a técnica do ´Pause-Rec´?

Em 95 ano em que conheceu Guze e Mundo, membros dos Factor x, a partir dai Fuse, Expião, Guze, Mundo e o cruzamento com Maze descobriram uma sintonia formando os Dealema. ?No momento certo? como refere Fuse, com a noção aguçada de que no Hip Hop o timing é crucial.

A sua primeira maqueta como Dealema saiu em 96, chamada de "Expresso do Submundo" que distribuíram como edição de autor. Foi este o caminho tomado para que Dealema fosse um nome vindo a ser conhecido em todo Portugal.

Os Dealema também participam no primeiro álbum dos Mind da Gap, dando início aí a uma amizade que os leva inclusive a partilhar palcos.

Além de Dealema, Fuse continuou a cimentar os seus skills, participando em muitas mixtapes ? DJ Assassino, Cruzfader, Bomberjack ? e preparando com calma o mundo para a sua visão desta Cultura. Uma participação muito especial no projecto Irmandade faz igualmente parte da sua caminhada até ao presente, sendo a sua colaboração em álbuns de Valete, Mind da Gap, Bullet, Micro ou as aparições em compilações como Rockaforte, Hip Hoportuga 2000, Loop:Soundz e Nação Hip Hop, outros passos importantes da sua carreira.

Depois de uma primeira edição em regime de autor em 2001, o álbum ?Informação ao Núcleo? (com uma edição de 300 unidades), que marcou a estreia a solo de Fuse, volta a estar disponível em 2002, desta vez numa edição alargada da Loop:Recordings com mais três temas inéditos.

O segundo álbum ?Sintoniza...? , foi gravado em 2003 pela Loop Recordings onde teve a oportunidade de trabalhar com outros produtores portugueses e estrangeiros. Abriu-nos a porta de um mundo privado, intenso e profundo. "As metáforas são janelas sobre o seu pensamento e os beats que as carregam a arma de arremesso necessária para enfrentar a realidade". Fuse é, sem dúvida, um dos mais seguros valores do nosso panorama Hip Hop.


Fonte: site oficial