Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Fábio Jr

    Fábio Jr (Flávio Airosa Correia Galvão)
    São Paulo/São Paulo - Brazil




    Famoso tanto como ator quanto cantor, Fábio Jr. nasceu em São Paulo, em 21 de novembro de 1953, com o nome de Flávio Ayrosa Correia Galvão. Menino, já tentava a sorte como cantor em programas infantis como o Mini-Guarda, da TV Bandeirantes. No início dos anos 70, antes de adotar o nome de Fábio Jr., seguiu a tendência do mercado daquela época ? que preferia que os cantores brasileiros gravassem em inglês com nomes estrangeiros ? e passou a usar os pseudônimos de Mark Davis e Uncle Jack. Como Mark Davis, o artista chegou a lançar disco em 1974 e emplacou uma canção, Don\'t Let me Cry, feita para uma namorada morta no incêndio do edifício Joelma, ocorrido em São Paulo no ano anterior.

    Em 1976, o cantor abandonou os pseudônimos e adotou o nome artístico de Fábio Jr., com o qual lançou um LP. Paralelamente, Fábio começou a trabalhar como ator de novelas. Em 1977, integrou o elenco de Nina, da Rede Globo Em 1978, participou na mesma emissora do seriado Ciranda Cirandinha e, num dos episódios da série, teve a oportunidade de mostrar sua canção "Pai". Encantada com a música, a novelista Janete Clair escolheu "Pai" como tema de abertura de sua nova trama, Pai Herói.

    Com a projeção da música e de sua carreira de ator, o artista foi contratado pela gravadora Som Livre, por onde lançou, entre 1979 e 1982, três álbuns intitulados Fábio Jr. Foi a fase de sucessos como "O Que É que Há?", "Eu me Rendo", "Vinte e Poucos Anos" e "Seu Melhor Amigo" ? colecionados paralelamente a atuação de Fábio em novelas como Água Viva e O Amor É Nosso e em filmes como Bye Bye Brasil.

    Em 1984, ao ingressar na CBS (atual SONY BMG), Fábio começou progressivamente a priorizar a carreira de cantor em detrimento de seus trabalhos como ator. A decisão acabou se mostrando acertada. Ainda em 1984, lançou o disco Fábio Jr., que emplacou o hit "Senta Aqui". Em 1985, mais um grande sucesso: "Quando Gira o Mundo", destaque do disco daquele ano, também intitulado Fábio Jr.

    A partir da segunda metade dos anos 80, Fábio Jr. virou o ídolo das canções pop românticas. Em 1987, o disco Sem Limites pra Sonhar trouxe na faixa-título um dueto do cantor com Bonnie Tyler. Em 1988, ao lançar o disco Vida, o artista emplacou mais dois hits, "Felicidade" e "Caça e Caçador". Em 1989, foi a vez de Fábio registrar em disco, pela primeira vez, um show. Fábio Jr. ao Vivo fez um resumo da trajetória musical do artista, cujas apresentações sempre foram marcadas pelas explosivas manifestações de carinho de suas fãs.

    Seguiram-se mais dois discos pela Sony Music, Intuição (1991) e Fábio Jr. (1992), até que o cantor assinou contrato com a BMG em 1993. Nesta gravadora, hoje unida a Sony, Fábio viveu nova fase de sucesso avassalador. O ponto de partida foi o estouro de "Alma Gêmea", carro-chefe do disco Desejos, de 1993.

    Sempre gravando regularmente, o cantor ? que voltou esporadicamente a fazer novelas, como Pedra sobre Pedra (1992) e Corpo Dourado (1995) ? lançou os discos Fábio Jr. (1994), Fábio Jr. (1995) e Obrigado (1996). Em 1997, o artista decidiu fazer novo registro de show. O CD Só Você e Fábio Jr. ao Vivo chegou às lojas impulsionado pelo sucesso da regravação de "Só Você", hit do cantor e compositor Vinicius Cantuária nos anos 80.

    A discografia do cantor inclui ainda os álbuns Compromisso (1998), Contador de Estrelas (1999) e De Alma e Coração (2000). Em 2002, o cantor decidiu fazer uma revisão da carreira em clima acústico, em estúdio. Intitulado justamente Acústico, o CD fez sucesso e preparou o mercado para uma nova releitura ao vivo da carreira do cantor. Ao Vivo saiu em 2003 nos formatos de CD duplo e de DVD, o primeiro do artista.

    No embalo do sucesso de sua regravação de "Volta", clássico do repertório do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (de quem já havia recriado "Esses Moços (Pobres Moços)" e "Nervos de Aço", no início da carreira), Fábio Jr. lançou em 2004 o CD O Amor É Mais, com repertório inédito. O disco reafirmou a pegada pop deste ídolo da canção romântica, sempre em forma.


    Fonte: site Sony BMG
    Comente
    user 300 caracteres restantes. Enviar


    Publicidade
    Notícias
    Mais notícias »
    Hot Spot
    Top Músicas do Vagalume
    Top 100 »

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.