Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • 10 Músicas Sobre Escola

    Você já parou para pensar sobre como música e escola combinam? Afinal de contas, muitos dos principais nomes do mundo musical começaram a escrever suas primeiras letras e melodias no caderno do colégio. E também foi no ambiente escolar, que muitas bandas históricas deram seus primeiros passos até o estrelato. Ou seja, a escola é sim uma grande fonte de inspiração e tema de grandes canções!

    Aproveitando esse clima de volta às aulas, o Vaga-lume reuniu dez músicas que têm a escola e seus aspectos como protagonistas. Claro que nem sempre lembrados de uma forma carinhosa, por assim dizer... mas apesar dos pesares, o clima de nostalgia sempre fica presente nas letras e melodias que descrevem alunos, professores, aulas e recreios.

    Enfim, esse é um especial não apenas para animar quem está voltando às aulas nesse início de semestre, mas também para aqueles que querem lembrar daquele tempo bom que não volta mais!

    Para todos que fazem ou fizeram parte desse ambiente mágico, segue a lista do Vaga-lume "10 Músicas Sobre Escola":

     

    Jonas Brothers - What I Go To School For

    Divulgação
    Jonas Brothers letras
    Jonas Brothers
    Começamos nossa lista com a escola como um palco das primeiras paixões. Sim, porque What I Go To School For é uma daquelas canções que retrata muito bem a realidade de muitos alunos: um amor platônico por alguém mais velho, de uma série mais avançada.

    E essa canção cantada pelos Jonas Brothers faz parte do primeiro álbum dos irmãos, chamado "It's About Time".Para quem não sabe, essa música é na verdade uma cover da extinta banda britânica Busted.


    LETRA EM DESTAQUE: Jonas Brothers, What I Go To School For
     

    Pink Floyd - Another Brick On The Wall, Pt. 2

    Divulgação
    Pink Floyd letras
    Pink Floyd
    "The Wall" conta a história de uma estrela do rock à beira da total insanidade. Ele assim enumera os fatores que se acumularam para que o protagonista construísse o tal muro de incomunicabilidade em sua volta: o pai morto na guerra, a mãe protetora, os fãs mais doentes e o sistema educacional britânico.
    Esse último foi a inspiração para o maior hit do disco.

    Another Brick In The Wall com letra raivosa, suíngue e guitarra funkeada juntou roqueiros e frequentadores das discotecas a implorar para que os professores os deixassem em paz.


    LETRA EM DESTAQUE: Pink Floyd, Another Brick In The Wall
     

    Ramones - Rock 'n Roll High School

    Divulgação
    Ramones letras
    Ramones
    Nossa lista é democrática e oferece também as músicas cantadas por quem prefere o recreio à aula de português ou matemática. O hino Rock'n'Roll High School dos Ramones é certamente a música que melhor conta a realidade dos alunos que sempre visitam a sala da diretoria, por confusões durante a aula.

    Para quem não sabe, essa música tem muita história. Ela fez parte da trilha sonora do filme "Rock 'n' Roll High School", de 1979, que tinha os próprios Ramones no elenco e ainda como estrelas principais! Não é à toa que essa é uma das canções mais queridas pelos fãs dos Ramones.


    LETRA EM DESTAQUE: Ramones, Rock'n'Roll High School
     

    Jack Johnson - We're Going To Be Friends

    Divulgação
    Jack Johnson letras
    Jack Johnson
    É na escola que muitas pessoas firmam fortes amizades para o resto de suas vidas. E esse é o clima de We're Going To Be Friends, que é uma daquelas canções que podem ser embaladas tanto para uma roda de crianças quanto em um lual de adultos.

    Essa cover do White Stripes cantada por Jack Johnson faz parte da trilha sonora do filme "Curious George", que chegou ao primeiro lugar da Billboard. As amizades de um pátio escolar nas palavras e melodia de Jack White parecem soar ainda melhores no violão e voz de Jack Johnson.



    LETRA EM DESTAQUE: Jack Johnson, We're Going To Be Friends
     

    The Beach Boys - Be True To Your School

    Divulgação
    The Beach Boys letras
    The Beach Boys
    Os Beach Boys em seus primóridios se especializaram em mostrar o cotidiano idílico dos jovens americanos do início dos anos 60. Assim foram feitas músicas sobre carros, praia, surf, lindas garotas de biquini e tudo o mais que se podia querer sendo adolescente.

    Be True To Your School pode ter mais de 45 anos, mas ainda assim tem o poder de emocionar quem a ouve hoje em dia. A letra meio ingênua implora para que os estudantes sejam fiéis à sua escola do mesmo jeito que seriam com seus namorados ou namoradas (lembrando que nos Estados Unidos, a rivalidade entre os colégios é grande, por causa das disputas esportivas).



    LETRA EM DESTAQUE: The Beach Boys, Be True To Your School
     

    Gabriel O Pensador - Estudo Errado

    Divulgação
    Gabriel O Pensador letras
    Gabriel O Pensador
    A escola mais levada a sério e apresentada em questionamentos em forma de rap: assim é Estudo Errado, de Gabriel O Pensador. A música é uma crítica à fórmula da "decoreba" tão comum nas escolas brasileiras.

    A canção foi lançada no segundo disco do rapper, "Ainda É Só O Começo", que acabou não repetindo o sucesso da estréia de Gabriel O Pensador. Ainda assim, Estudo Errado é considerado um dos principais sucessos da carreira do rapper e ainda teve destaque na MTV, onde foi bastante tocada.



    LETRA EM DESTAQUE: Gabriel O Pensador, Estudo Errado
     

    Os Paralamas do Sucesso - Assaltaram A Gramática

    Maurício Valladares
    Os Paralamas do Sucesso letras
    Os Paralamas Do Sucesso
    Um dos inúmeros hits do disco O Passo do Lui de 1984, Assaltaram a Gramática, não foi escrita por ninguém da banda, mas sim por Lulu Santos (que participa da faixa) e pelo poeta ídolo dos Tropicalistas Wally Salomão.

    A levada reggae e a letra bem-humorada ajudaram a fazer da música uma das mais tocadas da época.



    LETRA EM DESTAQUE: Os Paralamas do Sucesso, Assaltaram a Gramática
     

    Legião Urbana - Química

    Divulgação
    Legião Urbana letras
    Legião Urbana
    Essa música teve muita responsabilidade pelo surgimento e posterior sucesso da Legião.

    Diz que quando Renato Russo apresentou a canção para seu companheiro de Aborto Elétrico, Fê Lemos, a reação foi de estupefação, numas de "como você me vem com uma bobagem dessas?"
    Renato bateu pé e o fato contribuiu para o fim do Aborto.

    Em 1983, Os Paralamas do Sucesso assinaram contrato com a EMI e Química entrou no disco. A gravadora curtiu, quis saber mais sobre o compositor e logo a Legião Urbana também estava na EMI.


    LETRA EM DESTAQUE: Legião Urbana, Química
     

    Alice Cooper - School's Out

    Divulgação
    Alice Cooper letras
    Alice Cooper
    Antes de existir Marylin Manson existiu Alice Cooper. Nos anos 70 poucos chocaram tanto quanto ele com seu show de horror, que tinha desde bonecas sendo decapitadas, uma jibóia viva, o artista sendo amarrado a uma camisa-de-força e o grande final quando Alice era decapitado.

    Mas Alice não era só imagem, seus discos também eram ótimos (e sobrevivem bem quase 40 anos depois). Desses, "School's Out" foi um dos mais famosos, graças principalmente à faixa título que se tornou um grande clássico do rock e vira e mexe é regravada ou aparece em filme se seriados, sempre que o termo "rebeldia estudantil" surge.



    LETRA EM DESTAQUE: Alice Cooper, School's Out
     

    Jack Black - School of Rock

    Divulgação
    Jack Black letras
    Jack Black, em "Escola do Rock"
    Certamente, o sonho de muitos amantes da música seria ter um professor em sua escola, que em vez de usar o giz, preferisse utilizar a guitarra para dar suas lições. Esse é o tema de School Of Rock, uma das comédias mais divertidas desta década. O filme mostra uma escola invadida pelas aulas nada normais de um professor roqueiro, vivido por Jack Black.

    A canção School Of Rock representa perfeitamente o clima do filme: ligar a rotina da escola com os riffs do rock 'n roll. Detalhe: School Of Rock é interpretada por Jack Black e o jovem elenco do filme.



    LETRA EM DESTAQUE: Jack Black, School Of Rock

     

     

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.