Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Entrevista

    22/09/2008

    Diego Almeida - Equipe Vaga-lume
    Matanza letras
    Jimmy, vocalista do Matanza

    Vaga-lume - 16 de setembro de 2008

    Direto da cidade que para muitos é do samba, os cariocas do Matanza mostram uma das sonoridades mais pesadas do rock brasileiro, atualmente. Depois do lançamento do disco "MTV Apresenta", a banda encara uma verdadeira maratona de shows, neste ano.

    Conhecido pela mistura, principalmente, do country com o hardcore, o Matanza ganhou grande notoriedade no cenário independente do país.

    Hoje, o sucesso é cada vez maior e quem vai ao show do quarteto pode ouvir todo o público cantar músicas como: "Tempo Ruim", "A Arte do Insulto", "Clube dos Canalhas", entre outras.

    Para falar um pouco sobre a carreira da banda, conversamos com o guitarrista da banda, Donida. Ele falou sobre o som do Matanza, o mais recente disco e também sobre o cenário do rock 'n roll no Brasil.

    Confira a entrevista a seguir:

    O Matanza é uma banda carioca e que hoje é conhecida em todo o Brasil. Quais as dificuldades vocês tiveram no início de carreira para chegar aopatamar que estão hoje?


    No começo da banda, fazíamos um som que não se enquadrava em nenhuma cena, não tínhamos contato com ninguém como também nunca fomos bons em fazer amigos, logo a nossa maior dificuldade foi articular a banda e torná-la viável. Mas eu não sei se somos tão conhecidos assim...



    O cenário do rock é forte no Rio de Janeiro?


    Diego Almeida - Equipe Vaga-lume
    Matanza letras
    Matanza ao vivo

    No Rio de Janeiro, o Rock flui através do caos. Tudo funciona de maneira informal, muito mais em função do conceito do que da empresa. Não favorece um ambiente profissonal muito sério mas atende aos artistas apaixonados. Existem boas bandas de Rock mas a cidade funciona bem melhor para o samba.



    A banda sempre foi conhecida por misturar diversos gêneros musicais, mas sempre com o rock 'n roll como pano de fundo. Os integrantes têm um gosto musical parecido ou cada um gosta de uma coisa diferente?


    Nós gostamos de muitas coisas diferentes mas o que realmente temos em comum é o que achamos uma merda. Nunca discordamos quando uma música é um lixo.



    Classificada como banda pra macho, vocês consideram que o público feminino do Matanza tem aumentado de uns tempos para cá?


    Sempre tivemos muitas mulheres fãs do Matanza e sempre tivemos muito orgulho em ver que o público feminino das bandas de caras bonitinhos da moda é completamente diferente do nosso. A fã do Matanza vai pela música, pelo show, é outra atitude.



    Como foi gravar o "Mtv Apresenta"? A idéia partiu da banda ou da emissora?


    Diego Almeida - Equipe Vaga-lume
    Matanza letras
    Matanza durante apresentação de sua atual turnê

    A gravação do DVD foi muito fácil porque não planejamos nada especial, não convidamos ninguém, não inventamos nada. Registramos um show da banda, naquele momento da carreira e pronto, simples assim. Fora isso, foi um grande prazer trabalhar com a Romi Atarashi, que dirigiu o video.



    Muita gente ainda não tinha ouvido falar do Matanza até a exibição do Rock e Gol. Tem gente que ainda lembra de vocês mais pelo campeonato que pelo som?


    Acredito que haja, sim, mas não nos fazem a menor falta.



    A banda hoje tem o rótulo de uma das mais conhecidas do rock nacional.
    Vocês acham isso mesmo ou nada mudou para cada integrante?


    É uma frase muito bonita mas não significa muita coisa. Manter a banda em atividade ainda dá muito trabalho, envolve muito esforço e ocupa muito tempo. O que quer que tenhamos conseguido, foi uma luta e se quisermos continuar com a banda, continua a porrada.



    Como vocês classificariam o cenário do rock brasileiro, hoje em dia?


    Vejo muita gente preocupada em tornar a cena melhor organizada, profissional e viável financeiramente, muitas bandas sérias e competentes em uma realidade cada vez menos dependente das grandes mídias. Também vejo muita banda chata, muito pilantra, muita gente burra mas “tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis”.



    O Matanza é uma das bandas mais visitadas do gênero rock em nosso site. Deixem um recado para o público de vocês no Vaga-lume.


    Hail Satan!








    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.