Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Para muita gente, um DVD é apenas um disco como qualquer outro, lançado anualmente e trazendo como detalhe extra as imagens. Não é o que pensa Eduardo Costa. Tanto é assim que ele preferiu esperar a hora certa para lançar seu segundo DVD - o primeiro pela Sony Music -, mesmo diante de insistentes pedidos dos fãs, que não esqueceram as emoções do primeiro, gravado há quatro anos em Belo Horizonte. Desta vez, porém, a surpresa deverá ser ainda maior. Além de um feixe de canções escolhidas a dedo - são 27 no DVD, cinco delas novinhas em folha -, ele fez questão que todas viessem com um tratamento que compensasse, em sonoridade e imagem, a ansiedade de seu público.

    Prova disso é que o DVD De Pele, Alma E Coração, gravado em outubro no Credicard Hall diante de um público de mais de 4 mil pessoas, vem apoiado na mais moderna tecnologia, que remete à usada por astros internacionais como Celine Dion, Elton John e U2, apenas para citar alguns exemplos. "Assisti a DVDs que são referência para o mundo inteiro para trazer aos meus fãs algo diferente, que não lembrasse nenhum já visto por aqui, seja sertanejo ou de outros gêneros", diz Eduardo, que participou de cada detalhe da gravação, a sair também nos formatos CD e Blu-ray. Para atingir o grau de excelência pretendido por Eduardo, foram usados 112 moving lights na iluminação e mais de 200 metros quadrados de painéis de LED que integram o piso e outras partes da estrutura ao espetáculo. Com isso, cada centímetro do palco ganhou vida para quase materializar as histórias das canções, boa parte delas tirada do sétimo e oitavo CD do artista.

    O projeto visual do DVD é assinado pelo lighting designer argentino Guillermo Herrero, o mesmo que cuida dos shows de estrada de Eduardo. "Este é o show da turnê com a qual venho correndo o Brasil, porém sem as músicas que estavam no meu DVD anterior". A concepção avançada a que se refere Eduardo começa a se evidenciar antes mesmo que seja iniciado o show propriamente dito. Como num filme, o ídolo aparece decolando de Belo Horizonte, dirigindo pelas ruas de Sampa, até despontar triunfalmente no palco do Credicard Hall. Mas é a partir dos acordes da primeira canção, "Cada Dia Eu Te Quero Mais" (Cesar Augusto / Piska), que a platéia vai sendo surpreendida ainda mais, com o cenário futurista da abertura. Os recursos visuais valorizam ainda mais "Pé de Macaco" (Eduardo Costa), um forró inédito que, aproveitando uma expressão no interior para coisas ou pessoas fora de esquadro, tem o mesmo bom humor que marca outros gravados pelo cantor. Já em "Ela Saiu À Francesa" (Eduardo Costa/ Daniel Silveira/ Ronaldo Cezário), outra das novas do DVD, a letra vai sendo escrita em um livro que surge no telão de LED, fazendo valer a trama de amor descrita na música. A novidade que já vem dando o que falar (e cantar, claro) é "Quem É" (Rafael), escolhida para puxar o álbum nas rádios. "Enquanto as músicas de hoje estão chamando a mulher de cachorra, de bandida, aqui eu a trato com o carinho que ela merece. É um samba romântico com cavaquinho, pandeiro e tudo o mais, como manda o figurino", diz Eduardo Costa. Por falar em batuque, o músico fez questão de, em outro momento, chamar para cantar com ele alguém que entende como poucos do riscado. Trata-se de Belo, que transforma em samba dolente a parte que lhe cabe de "1º de Abril" (Carlos Randall/ Serginho Pinheiro/ Joel Marques).

    Outra convidada especial é Paula Fernandes, cuja voz doce e afinada dá nova roupagem a "Meu Grito De Amor/ My Shout of Love" (César Augusto). Aqui, o palco é tomado por borboletas, que reforçam o romantismo da balada. "Ponto Final" (Eduardo Costa/ Breno Barreto), cantada com Alex e Konrado, "Diz Que É Mentira" (Eduardo Costa) e "Tomara a Deus" (Eduardo Costa) fecham o pacote de inéditas. Entre as releituras do DVD estão "Amor Distante" (Mauricio / Maurozinho) e "Lembranças" (José Fortuna), em que o artista abraça sua inseparável viola. Há ainda "Vontade Dividida" (Ronery/José Raimundo), gravada antes por Milionário e José Rico, ?Meu Universo É Você? (Nando/ Ricardo Feghali) e ?Volta Pra Mim? (Cleberson Horsth / Ricardo Feghali), do Roupa Nova que surgem em uma versão dançante, e ?Nem Dormindo Consigo Te Esquecer? (César Augusto), sucesso original de Gian e Giovani. Claro que não poderiam faltar no repertório hits consagrados pelo próprio Eduardo em seus próprios CDs. É o caso de "Eu Aposto" (César Augusto/ Cláudio Noam/ Eduardo Costa), "Cachaceiro" (Eduardo Costa/Alex/Chico Amado) e "Não Valeu Pra Você" (César Augusto/Cláudio Noam). O título do DVD, De Pele, Alma E Coração (Carlos Randall/Danymar), foi inspirado em uma canção pinçada do quarto CD do cantor.

    Donizete Costa, Fevereiro 2011
    Comente
    user 300 caracteres restantes. Enviar


    Publicidade
    Notícias
    Mais notícias »
    Hot Spot
    Top Músicas do Vagalume
    Top 100 »

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.